rina pri

Aprendendo a tomar decisões

::: Bastante propício. Do Necessáire.

O importante é decidir e saber que após as decisões não há equívocos, só há amadurecimento.

Ok, sabemos que a vida é feita de decisões. O problema é quando surgem as alternativas a serem seguidas, a hora da escolha pode ser difícil. Porque decidir não é sinônimo de escolher. A escolha é o pior momento, antes da decisão.

Desde a escolha de sair de casa sem guarda-chuva tendo um céu sisudo sobre a cabeça, até a escolha de sair da casa dos pais pra viver uma vida só sua, tendo um mundo tão complicado pra encarar. É, todas as escolhas têm as suas implicações. E nada como os vinte e poucos para nos ensinar sobre elas.

Aos vinte e poucos sofremos tanto para tomar decisões… Mas só estamos no início da vida adulta, das escolhas e do mar de resposabilidades que a vida nos traz. Ao longo da vida teremos muito o que decidir.

A minha vó, por exemplo, decide com propriedade sobre tudo. O médico impõe restrições à alimentação dela. Ela vive seus oitenta e poucos anos, desobedece o médico e se realiza com uma taça de sorvete com cobertura. Ruim pra saúde dela, mas uma ótima forma de aproveitar um dos poucos prazeres que se pode ter nessa altura da vida. É uma escolha fácil, mas que pode trazer problemas.

Há onze anos eu escolhi a delícia do amor de uma só pessoa todos os dias a viver a delícia de ter o amor de várias pessoas em um ano (rá, pensava que eu ia dizer um a cada dia, né?). Foi uma escolha minha numa idade em que compromisso não é obrigação para a maior parte das pessoas. Uma decisão difícil, mas que me faz muito feliz.

Existem as mais fáceis e as mais difíceis, mas jamais conseguiremos fugir da responsabilidade de tomar uma decisão. Nessa hora, há dois erros que não devem ser cometidos: se omitir e fazer com que o outro decida por nós.

E boas receitas para a hora da escolha são muitas. Não tome uma decisão de cabeça quente, peça conselhos se preciso for, meça os prós e os contras, e enfim, decida. Não importa se você tomará uma decisão boa ou ruim. O importante é decidir e saber que após as decisões não há equívocos, só há amadurecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s