rina pri

Bom dia

::: Não estou te cumprimentando. Não, também não sou mal-educada. O título do post não é um cumprimento, é uma alusão ao bom dia que foi hoje. Foi um ótimo dia! Claro, poderia ter sido melhor se, no final do dia, cansada e suada, eu tivesse alguem que me fizesse carinho, desse colo e beijos, apesar da situação periclitante. ahahahaha. Então: hoje, 9 de março de 2010, foi um ótimo dia!

Foi um dia corrido pracarambaabeça. Pisquei e já era meio dia. Pisquei de novo, 17h e logo, 19h. E, apesar da correria toda e de não ter dado tempo de fazer tudo, foi um bom dia!

Foi um dia em que eu saí no jornal! Uia! hahaha. Mas não foi isso que fez ser um bom dia. O que adoçou tanto assim essa terça-feira foi o fato de eu ver que, sim, sou gente grande. E reconhecida por isso 😀 Receber elogios é sempre bom. Se eles forem profissionais, em um momento em que você está se firmando, melhor ainda. E hoje foi assim.

Saí na matéria d’A Gazeta por conta do iMasters, do twitter do iMasters. Sim, o trecho em que eu “falo” é super pequeno. Mas eu fiquei bem feliz, já pensou se ele põe algo que soasse negativo para a empresa? Enfim, mas era a minha cara que tava lá. Era a minha figura. Foi a mim que todos viram e foi sobre mim que comentaram. E os comentários foram legais. E as discussões que surgiram depois, por conta da matéria e da repercussão, foram boas. E o que vai vir daí, também há de ser.

E hoje eu também participei da primeira aula do curso de Técnicas de Produção de Conteúdo Digital, com Ana Erthal, pelo iMasters Pro. E perceber que tudo o que ela falou hoje, na introdução, não era bem assim uma novidade pra mim, me deu um gás, sabe? Não, eu não sei todos os números e detalhes. Mas não eram dados que me assustavam, nem que eu nunca tinha visto. E isso fechou meu dia com uma chave de ouro gigante!

Mamae, to no jornal! E nem é na página policial! kkk - eu, @cchcreative (que escaneou a página), @menteinsana, @renatocostaneto e @dianapadua

Abaixo, a matéria, via Gazeta Online:

Quer ter um perfil de sucesso no Twitter? – 09/03/2010 – 00h00 (Outros – A Gazeta)
Rafael Porto
raporto@redegazeta.com.br

Nem precisa ter muito trabalho: basta uma busca rápida no Twitter para encontrar, em questão de segundos, postagens sobre tudo o que acontece no Espírito Santo. Cultura, clima, festa, reclamação, tudo é assunto para os milhares de twitteiros “nativos”.

No meio de tanta gente, há quem se destaque. E por qual motivo? É o que fomos conferir com quem mantém um perfil de sucesso no microblog. Eles dão dicas para quem quer ser um “Luciano Huck” do Twitter – o brasileiro com maior número de seguidores, mais de 1 milhão de pessoas.

O humorista e publicitário Haeckel Ferreira (@menteinsana), 22, com seus mais de 1,6 mil seguidores no Twitter, dá o pontapé inicial: não usar o termo seguidores. “Parece pastor de igreja, não é? Prefiro parceiros, colegas”, brinca o humorista.

Referência no crescente movimento de stand up comedy do Estado, Haeckel, que integra o grupo Comédia a La Carte, acredita que o bom humor é ferramenta essencial para qualquer pessoa. Na web, melhor ainda.

“O twitter é uma boa ferramenta para conversar com amigos, ouvir opinião de pessoas que gostam do meu trabalho, não só para fazer piadas. É lógico que eu tento ser engraçado, mas nem sempre dá certo”, relata.

Relevância
O blogueiro capixaba Ivo Neuman, 26, é conhecido em todo o país como o criador do Treta (treta.com.br). No microblog (@treta), o lema é o mesmo: postar conteúdo relevante.

“A principal dica é ser relevante para quem você acha relevante. Se quer ter uma imagem séria, deve se comportar, avaliar bem a forma como escreve. Se é entre amigos, seja você mesmo, fale o que quiser e eles sempre vão te ouvir”, resume o blogueiro.

Interessado em filtrar o que é importante na web, Ivo lançou “O Melhor do Twitter” (omelhordotwitter.com.br), site que, como diz o criador, “serve para tirar a espuma do chope”.

Empresa: cuidado com as postagens
O primeiro e único mandamento para as empresas que entram no Twitter é: cuidado redobrado com as postagens. É o que garante a editora web Rina Noronha, responsável pelo perfil da iMasters (@imasters), com mais de 8,3 mil seguidores. “No Twitter, o cliente ganhou muito poder no relacionamento com as empresas. Pode ser uma faca de dois gumes: bom para a empresa ou uma bela dor de cabeça”.

Números
75 milhões
É o número de usuários cadastrados no Twitter

4,5 milhões
É a quantidade diária de tweetts em língua portuguesa, a terceira língua mais utilizada no mundo, atrás apenas do inglês e do japonês

50 milhões
É o número de mensagens no Twitter por dia, no mundo

600 mensagens
É a quantidade de mensagens postadas no microblog a cada segundo no mundo

Para quem usa Twitter na vida profissional
O número de profissionais de mídia social não para de crescer. Em meio a tantos peritos, colhemos dicas com dois dos mais seguidos e respeitados no Estado: Diana Pádua (@dianapadua) e Celso Hora (@cchcreative)

Estude. O primeiro passo é conhecer os cases de sucesso. Tente amadurecer ideias boas e domine ferramentas de pesquisa e estatística

Escute. Saiba ouvir o que os clientes têm a dizer. De que adianta tentar espalhar o conceito da empresa se ninguém quer discuti-lo? Entenda os assuntos e tente participar da conversa sem forçar a barra

Regras. Twitter não é Orkut, que também é diferente do Facebook. Cada rede social tem particularidades que devem ser respeitadas. Escreva na linguagem correta de cada uma e entenda a forma como os feedbacks serão dados

Sem truques. Não adianta tentar inflar o número de seguidores com o uso de scripts. O perfil dos seguidores nem sempre será o esperado e, caso o truque seja percebido, a imagem da empresa pode ser prejudicada

Foco. Sem foco, o profissional pode se perder em meio a tantas mensagens

As melhores ferramentas
Bit.ly (bit.ly)
Encurtador de URLs que permite contar cliques, retweets e a região de onde vieram os acessos

Convoflow (convoflow.com)
Ferramenta de busca refinada para o Twitter

Friend or Follow (friendorfollow.com)
Descobre quem você segue que não está te seguindo

Hootsuite (hootsuite.com)
Publica twitts e gera estatísticas para gerenciar várias contas

Twitter Feed (twitterfeed.com)
Publica twitts automaticamente com o feed do blog selecionado

Twitpic (twitpic.com) – Serviço para publicação de fotos integrado ao Twitter

Tweetdeck (tweetdeck.com)
Aplicativo para twittar e acompanhar twitts sem precisar abrir o navegador

Tweet Effect (tweeteffect.com)
Descobre se você ganhou ou perdeu seguidores em cada twitt

Mandamentos
1. Evite falar o que está comendo ou consertando. Se você não for a Angelina Jolie, isso realmente interessa a pouca gente – ou a ninguém

2. Não concentre seus twitts em uma área específica de conhecimento. Falar demais sobre mídias sociais e linguagens de programação pode não ser tão atrativo

3. Não polua seu perfil com milhares de mensagens sobre a conferência da qual participa. Faça um resumo das ideias. Funciona bem melhor

4. Não twitte sobre o Twitter. Se seus seguidores estão lá, não há porque afirmar a todo o instante que ele é melhor que o MSN e Orkut, por exemplo

5. Falar sobre atividades físicas pode ser, literalmente, cansativo. Não tente impressionar ninguém com seus possíveis feitos pessoais

6. Animais não falam. Por isso mesmo, não há porque dar voz a eles. Se o bichano rolou e fez uma carinha engraçada, bata uma foto e publique. Não fique narrando coisas que seriam melhor explicadas em uma imagem

7. Não diga coisas fora de contexto. Tente seguir uma linha lógica entre os twitts. Ajuda a criar um perfil coerente

8. Não tente ser pseudo-amigo de pseudo-celebridade. Se ele não te respondeu uma vez, não seja chato de continuar insistindo

9. Vida pessoal. Além de exposição excessiva, o assunto pode não interessar a um grande número de seguidores

10. Não tire vantagem com o número de seguidores que possui. Twitter é colaboração, não concorrência

Fonte: Blog americano “The Oatmeal”

Rede Gazeta: quase 5 mil seguidores atentos
Em meio a usuários tão críticos, manter uma boa imagem pública não é fácil. Não faltam casos de celebridades – como a apresentadora Xuxa, que abandonou o Twitter após algumas rusgas – e até empresas que tiveram sua reputação arranhada na web. Mediar tantos debates simultâneos sem sair prejudicado é uma arte.

Quem conhece bem essa realidade é o editor de Convergência da Rede Gazeta, Renato Costa Neto, responsável pelo perfil da empresa no Twitter. O @gazetaonline possui quase cinco mil seguidores. Todos bem críticos e atentos, avisa o editor.

“Aprendemos muito com o internauta. Estes 4,8 mil seguidores dão muito orgulho, porque realmente estão com a gente, conversam todos os dias, fazem críticas pertinentes, acessam mesmo, porque corrigem desde um erro de grafia até links quebrados”.

Para conseguir uma relação mais estreita com o público, Costa Neto dispensou ferramentas de publicação automática. “No início, até usamos, mas muitas notícias não interessavam o nosso público e a gente quer selecionar assuntos ou serviços que tenham relevância para o capixaba. Podíamos buscar só audiência, mas não acrescentaríamos qualidade ao diálogo”, defende.

Já o Shopping Praia da Costa (@shoppingpcosta) aposta no apoio a eventos, sorteio de brindes e “retwittes” relevantes – repetição do que outro usuário disse – como alternativas simpáticas encontradas pelos perfis institucionais.

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