Publicado por: Rina Pri | 09/02/2014

Coincidências, aleatoriedades e saudades

::: Essa foi uma semana interessante. Por alguns motivos, mas principalmente pelos acontecimentos que rolaram.

Veja, na segunda eu resolvi organizar o desktop do meu notebook (eu deveria ter tirado uma foto pra vocês verem o antes e o depois). Encontrei, entre todas as coisas que estavam espalhadas ali, um arquivo doc chamado “random thoughts” e abri para ver o que era.

Parênteses: eu sempre fiz esse tipo de arquivo. Meio que um diário eletrônico, abro arquivos, coloco um nome ou data, salvo. Séculos depois levo um susto com o conteúdo. Fecha parênteses.

O arquivo em questão tinha anotações de dois dias de um curso que fiz em abril de 2010, sobre comunicação online, jornalismo na internet, algo do gênero (jornalismo 2.0). O instrutor, veja só, era o André Marmota, conhecido de tempos dos blogs e que eu reencontrei depois aqui em SP.

O que eu anotei foi tão aleatório quanto o nome do arquivo: pensamentos sobre como é absurdo alguém não conhecer a teoria dos seis graus de separação, a redundância que existe em adjetivar um cliente de chato e na minha incapacidade de expressar melhormente meus pensamentos em textos.

Para não falar que não tinha nenhuma referência direta do curso, tinha uma notinha sobre a “maldade nata dos objetos inanimados”, como a internet que não funciona por causa do modem/dns/wtv; circo que não tem palhaço etc. Acho que o André, na hora, devia estar com algum problema na conexão. Ou não. Não me lembro.

(Pausa: o curso não estava ruim. Lembro que gostei bastante, mesmo com a turma tão noob – era Vitorinha em 2010, o povo tava quase que começando a descobrir as possibilidades da internet. Lembro também que depois do último dia fomos na Kaffa – sei que a Paula estava comigo, não lembro se o André foi, tenho certeza que foi divertido. O curso, em si, foi bom. Eu é que não faço anotações, coisa muito rara).

Essa foi a coincidência número 1: André e eu estávamos bem conversando na hora que abri o arquivo (provavelmente uma conversa também bastante aleatória). De acordo com ele, “maldade nata dos objetos inanimados” explica a tecnologia.

A ideia do arquivo realmente era anotar pensamentos eventuais: depois das duas entradas dos dias de curso, em abril, tinha mais uma, de julho, comentando sobre esse canal do youtube – ela faz covers super bacanas. Aí na terça, no trabalho, abri o facebook e lá na minha timeline, aleatoriamente, alguém postou esse vídeo:

Sim, da Julia. Sim, da mesma que eu falava no arquivo. Essa foi a segunda coincidência. Sem contar da música, que é um chicletinho delícia e eu paro pra ouvir to-da-vez.

A semana passou, provavelmente alguma outra coincidência aconteceu e eu não lembro.

Hoje, novamente no facebook, postaram um link para “Mudaram as estações”, da Cássia Eller.

Abri, ouvi. Depois fui procurar uma outra música, dos Beatles, mas peguei a versão da Rita Lee. Ouvi e deixei tocando a playlist aleatória*. E aí tocou de novo Mudaram as Estações. Ou seja, outra coincidência😛

Ainda ouvindo músicas, quando abri o canal da Julia Nunes pra pegar o link, a música que estava lá na capa era Sweet Caroline, que eu estava aleatoriamente assoviando na quinta de noite. Mas teve um input pra isso: estava em uma hamburgueria decorada com temática de lanchonete americana dos anos 50/60. Ok, não tem nada de input nisso, mas foi o que me fez lembrar da música e cantar.

Enfim. Foi uma boa semana de coincidências aletórias. E de tão aleatória que estou nesse momento, ouvindo uma música após a outra, lendo algumas coisas entre escrever, checar o facebook compulsivamente e ouvir músicas, que já não sei mais como encerrar esse post. Fim.

*Entre ouvir a música e deixar tocando a playlist, eu ouvi umas duas ou três vezes cada versão, chorei um cadinho e morri de saudades. 


Deixe uma resposta

Categorias

