Publicado por: Rina Pri | 10/03/2014

Eu, modelo (ou: como um workshop de fotografia pode transformar vidas)

::: No início de fevereiro eu fui brincar de ser modelo num workshop de fotografia. A chamada pra ser voluntária veio por email pelas LuluzinhaCamp, aí eu escrevi pra Claudia e marquei de ir.

Gente, que delícia. Que coisa sensacional estar ali. Não por ter sido fotografada (o que foi bem divertido, tirando a parte que eu morri de vergonha, quando toda a atenção do mundo ficou em mim e os fotógrafos começaram a me perguntar várias coisas – fazia parte do exercício deles), mas por ter ouvido umas coisas tão bacanas que até servem pra fotografia!

O workshop era sobre Direção Afetiva, e se você por acaso é fotógrafo (profissional ou não) e gosta de fotografar pessoas, precisa fazer. Veja aqui no site da Claudia as próximas datas (muitas, mutias datas esgotadas, mas escreve pra ela!).

Eu não vou saber reproduzir aqui as coisas que a Claudia falou. Basicamente é parar de se preocupar com a fotometria e o flash apenas e se preocupar muito mais com a pessoa que tá ali. Depois de falar um tanto, conversar, orientar, a Claudia pediu pros fotógrafos conversarem comigo, me fazerem perguntas e então passear pela casa pra pensarem na foto que fariam .

E aí que eu comecei a ficar nervosa. Imediatamente meu pé começou a balançar, eu comecei a mexer os dedos, tirar e colocar o anel, roer as unhas. Meudeus, como fiquei nervosa. Nem imaginei que fosse ficar tanto! Mas virei o centro das atenções, tinha que responder perguntas e me abrir. Tenso!

Uma das melhores perguntas foi “qual o filme que você mente que assistiu e qual o que você mente que gostou”. O primeiro é “Laranja Mecânica” – eu vi, com certeza, nas aulas de edição na faculdade de RTV, mas não lembro de ter visto fora dessa situação – mas digo que vi, afinal, já vi ao menos pedaços😛

O outro, que minto que gostei, é Star Wars. Não é que eu não gostei. Mas não tive paciência, não vi com gosto, não vi todos. Talvez se tivesse alguém pra ver comigo, me falar as referências, me dar uns spoilers, essas coisas, eu gostaria mais. Não é que “não gosto”, mas também não é um filme que me divirta tanto.

Como eu me vejo em 5 anos (“não vejo”) e um plano para 2014 (“ir para Buenos Aires”) foram outras perguntas.

No final, depois de todas as fotos (9 fotógrafos, se não me engano), e de morrer a cada novo detalhe encontrado na casa (Cozinha da Matilde, veja aqui), a Claudia fez o encerramento. E aí ela falou sobre a beleza que todos temos, da responsabilidade do fotógrafo em entender isso, sobre como é impossível ser “neutro” – ou você decide que tentar “deixar a pessoa mais bonita/magra/clara/jovem” tá errado, ou tá concordando com isso.

E é verdade. É preciso tanto acreditar que todas as pessoas são bonitas – cada um na sua, independente dos nossos gostos pessoais e pré-conceitos – como também colocar isso em prática e não abusar das ferramentas e técnicas para dar aquela afinada, renovada, para não mostrar o “defeito” da pessoa. O corpo é o que a pessoa é. E o fotógrafo tem parte no processo de levar essa aceitação para “fora”.

Foi lindo. Certamente foi uma das melhores coisas que eu tive a oportunidade de fazer em 2014. Sim, eu sei que só estamos em fevereiro.

Ah, o café com canela e pimenta e a pipoca com pimenta (2 dedos-de-moça cortadas de comprido até quase o final, dentro da panela pra estourar a pipoca. DELICIA) ajudaram a fazer a tarde uma coisa linda!

Essa sou eu, modelo. Nem todos me mandaram fotos. Se chegarem mais, eu atualizo o post.


Responses

  1. que esse post me deixou com uma saudade enorme tua…será que março promete??? amei as fotos!!! vc é linda!!!

    • Amora, nem me fale em saudades… tomara que março te traga pra cá!!

  2. Oi querida! Esse foi um dos feedbacks mais lindos que já recebi deste workshop. Fico muito muito feliz de vc ter participado, você foi uma modelo maravilhosa além de ser uma mulher incrível (aliás, o luluzinhacamp é um recanto de mulheres incríveis, né?) Obrigada, de coração, pelas palavras. Um beijo enorme – CR

  3. Lindo demais! Adorei!


Deixe uma resposta

Categorias

